quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BRASIL: SEXTA ECONOMIA MUNDIAL



                  





BRASIL: O GIGANTE QUE DESPERTA.



                   Segundo nota publicada na segunda-feira pelos principais jornais mundiais o Brasil superou a Inglaterra e agora ocupa o sexto lugar na economia mundial, de acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR), com sede na Inglaterra. A economia brasileira, portanto, fica agora atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

                  O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a tendência do Brasil é melhorar e atingir a 5ª posição até o ano de 2015, visto que a economia européia sofreu forte queda nos últimos anos e o Brasil, por sua vez, encontra-se em ascenção. A queda da economia européia, a estagnação da economia japonesa e o grande salto da economia brasileira faz do país um forte candidato a ultrapassar a França nos próximos anos e assumir o lugar de 5ª economia mundial, entretanto, é necessário observar que a má distribuição de renda ainda não permite que os brasileiros tenham uma melhor qualidade de vida. É necessário garantir a infra-estrutura que dê suporte à continuidade do crescimento econômico e implementar projetos para melhor distribuição de renda, só assim esse crescimento vai se refletir na vida dos brasileiros comuns. Pesquisas revelam que a desigualdade social vem diminuindo no Brasil, porém, os mais pobres ainda ficam com apenas 1,1% da renda, enquanto os mais ricos ficam com 44,5% do total, é uma diferença escandalosa. Além disso existem desigualdades acentuadas na distribuição de renda por categorias, tais como: homem e mulher, brancos e negros, por idades e regiões.
                   O fato é que o Brasil vem investindo em comércio exterior, em políticas internacionais e, incentivo às áreas industriais e de consumo. Porém também é fato que o país é extremamente falho em áreas como educação e saúde. Além disso o Brasil é um país imenso, portanto, a renda per capita brasileira está longe de ser comparada à da Inglaterra, ou seja, o país continua pobre e a qualidade de vida continua ruim, e assim será nos próximos anos, entretanto, vale a pena relembrar que o Brasil sofreu uma grande estagnação econômica no mandato de FHC, ficando totalmente dependente do FMI, tendo suas empresas privatizadas e caindo da 8ª para a 10ª economia mundial. O crescimento atual vem mostrar que é possível, sim, o Brasil pegar as rédeas da situação e dar a volta por cima de todos os problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e tantos outros que o impedem de se tornar uma grande potência.
                    Temos um povo lutador e inteligente, temos belezas naturais que são indescritíveis, temos grande potencial industrial, somos criativos e persistentes, então seria natural que estívessemos muito à frente do que estamos agora. Hoje o mundo está de olho no Brasil, estamos sob os holofotes e somos mais respeitados. Muitos ainda nos consideram inferiores, um país repleto de bandidos e prostitutas, porém não se pode negar que somos mais que isso. Os próprios brasileiros aprenderam a amar um pouco mais o Brasil e muitos estrangeiros estão indo tentar a sorte no nosso país e, certamente, serão muito bem recebidos, já que o povo brasileiro tem por hábito ser hospitaleiro e receptivo. Do nosso lado a emigração diminuiu e muitos de nós estamos de regresso. Talvez seja mesmo a hora de ajudarmos o Brasil nessa luta, pois a verdade é que, segundo os especialistas, ainda vai demorar para termos uma qualidade de vida aceitável, mas se todos nós lutarmos juntos, é possível que não demore tanto assim.



Vídeo da Campanha Johnnie Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...