sexta-feira, 9 de março de 2012

LENDA URBANA: OS QUADROS DAS CRIANÇAS QUE CHORAM

Hoje fui surpreendido pelo meu lado sinistro e tive vontade de postar algo sobre lendas urbanas. Eu confesso que tenho uma certa atração pelo medo e pelo mistério, aliás quase fui expulso do meu jantar de aniversário outro dia por insistir em falar sobre fantasmas. Eu não acredito no sobrenatural e acho mesmo que cairia "Durinho da Silva" se visse algo do gênero, mas o assunto exerce um certo fascínio sobre mim, desde que eu era criança. Enfim, queria postar algo sobre o assunto e me lembrei de diversas lendas urbanas que percorriam o Brasil na minha infância, aliás, em versões semelhantes, eu acho que percorriam o mundo todo. Nos anos 80 diversas lendas e mitos nos enchiam de pavor e hoje, pesquisando sobre elas, eu descobri que ainda me dão um certo medo. Uma lenda urbana (ou não) muito presente na minha memória é a dos quadros das crianças que choram. Eu me lembro que muitos (principalmente minha mãe) diziam que esses quadros eram amaldiçoados e nós nunca tivemos um em casa, mas eu conhecia uma senhora que tinha e, de vez em quando, eu gostava de ir em sua casa e, na primeira oportunidade, ficar olhando para o quadro para tentar perceber algo assustador. Como vocês sabem os quadros, por si só, já são assustadores e deprimentes, mas a lenda que girava em torno deles é que tornava tudo ainda mais fascinante, assustador e misterioso. A lenda desses quadros é conhecida em vários países e é difícil ter alguém que nunca ouviu falar dela. Reza a lenda que o pintor italiano Giovani Bragolin nunca tinha vendido um quadro sequer, até que fez um pacto com o "chifrudo", segundo o qual ele teria que pintar 27 crianças demonstrando extremo sofrimento.

      A lenda diz que todas as crianças retratadas pelo pintor estavam mortas (daí terem as pupilas dilatadas), algumas, inclusive, sem algum membro do corpo. Os quadros foram vendidos de uma forma espantosa e se espalharam por todo o mundo, mas, quando um deles foi encontrado intacto em uma casa incendiada na inglaterra a lenda se espalhou e todos passaram a acreditar que os quadros traziam desgraça, tristeza e problemas para os moradores das casas onde eles se encontravam. Posteriormente ao primeiro incêndio diversas outras pessoas relataram casos de outros, onde os quadros das crianças que choram sofriam pouco ou nenhum dano. A lenda diz ainda que o próprio artista se arrependeu do pacto e visitou todos os países onde os quadros foram vendidos, contando a sua história e pedindo que as pessoas os queimassem  para evitar maldições em suas vidas. Se é verdade ou não, o fato é que muitos foram queimados, mas, certamente algumas pessoas ainda possuem estes quadros e, ainda hoje, as pessoas dizem que é possível ver figuras estranhas, se virarmos os quadros de cabeça para baixo e observarmos bem. Os mais céticos, obviamente, defendem a tese de que tudo não passa de imaginação e crendice e dizem que os quadros não queimam com facilidade devido ao material de que são feitos, outros dizem que é possível que as crianças estivessem realmente mortas, já que na época era comum, em alguns países, retratar as pessoas mortas em seus melhores trajes e, naturalmente, existem aqueles que defendem, com unhas e dentes, a veracidade da história e a maldição existente nos quadros. Sendo verdade ou não, muitas lendas urbanas me deixam intrigado e esta das crianças que choram, às duas horas da manhã (hora em que escrevo este post), me deixou, verdadeiramente, com bastante medo. E você, acredita que seja apenas uma lenda? Já teve alguma experiência assustadora ou mesmo um sentimento ruim ao ver um desses quadros? Deixe um comentário contando sua história ou dando sua opinião. E não deixe de ver o vídeo, de preferência sozinho(a), durante a madrugada, rssssssss.













20 comentários:

  1. Minha vó tem uma merda dessa pendurada no fim do corredor dela!Toda noite me levanto e vejo esta merda pendurada olhando para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi alguns desses e confesso que acho meio sinistro, acordar à noite e dar de cara com um deles te seguindo com os olhos deve dar arrepios, rsssssss. Mas relaxe, eu acho que é impossível um quadro fazer mal a alguém, provavelmente, tudo isso é só mesmo uma lenda urbana.

      Excluir
  2. se eu tivesse uma merda dessas pendurado em casa ,eu fugia pra sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, eu acho que faria o mesmo, ou pelo menos colocaria fogo no maldito, só pra ver se não queimariam mesmo. Obrigado por visitar e comentar.

      Excluir
    2. acredito mt em lendas e realmente nessa tbm

      Excluir
  3. eu tambe ja vi um desses quadros e realmente e verdade, se bem que essas crianças desses quadros sao até bonitinhas kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, são todas muito bonitinhas mesmo, mas dá uma peninha olhar para elas, né? O pior é que estão todas, realmente, muito tristes ou, quem sabe, mortas. Mistériooooooo|

      Excluir
  4. Na casa do meu chefe tem um desse no quarto dele em cima da cama é de assustar

    ResponderExcluir
  5. a mãe da minha amiga tem um pendurado no corredor da casa dela mais pra ela é até normal porque ela é praticante de macumba e bruxarias... MedoOoO

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' nem na bala que eu iria ficar em casa que tivesse um quadro desses .....

    ResponderExcluir
  7. kraio se fosse na minha casa eu chamava exorxista magina se os quadros chorassem a noite o som das crianças chorando pqp eu mesmo botava fogo na minha casa

    ResponderExcluir
  8. Existe sempre uma história por detrás de qualquer coisa que seja, umas boas outras más.
    Em qualquer quadro ou pintura se reepararmos bem existem sempre formas de qualquer coisa.
    Agora fica ao critério da imaginação de qualquer pessoas.
    Sim acredito que o subrenatural existe, ou algo suprior a nós que não conseguimos explicar.
    Em relação a estes quadros a lenda baseia-se em mál porque realmente as crianças estão muito tristes.
    Talvez ja estisem mortas na altura que foram retratadas, mas quantas pessoas estão retratadas depois de mortas, a unica diferença é que não estão a chorar ou tristes.
    Eu tenho um quadro destes penso que seja uma replica, porque os verdadeiros são pintados em tela, e nunca me meteu qualquer impresão ou medo, Talvez so os verdadeiros estejam amaldiçoados, ou pensamos isso, quem gosta de vêr uma criança a chorar ou triste com ar de sofrimento? por isso talvez a lenda aparecese. (isto simplesmente é o que eu penso)

    ResponderExcluir
  9. nesses quadros tem algo escondido nas imagens olhem bem o que a menina olha pro lugar onde ta escuro que é o terceiro quadro o que ela ta chorando e olhando pro escuro

    ResponderExcluir
  10. Hehe, obrigado a todos pelos comentários, a intenção do post é justamente gerar discussão sobre o assunto e saber a opinião dos visitantes do blog. Aliás, todas as opiniões são bem vindas e todo ponto de vista é louvável, até mesmo porque ninguém sabe se a lenda é verdadeira ou não. Muito obrigado e continuem comentando.

    ResponderExcluir
  11. Q assustador dá vontade de rir kk' para não ter medo o.O

    ResponderExcluir
  12. minha vizinha tinha um, qquando ela foi queimar o quadro ele não queimou, e ela dizia que a noite quando ela ia ao banheiro escorria lagrimas do quadro

    ResponderExcluir
  13. Franco, a muito mesmo eu não venho por aqui, e hoje estou a te pedir desculpas, mas não esqueço de ti. É que meu Blog tomou proporções grandiosas e quase nem olho mais minhas atualizações, passo o dia respondendo às perguntas das leitoras sobre relacionamentos com problemas.E já estou com mais 2 de acessos. Vou lá te adicionar no Facebook, assim manteremos mais contato.
    Eu tinha em meu quarto um destes quadros, o da menina chorando com capa vermelha e não tinha medo até saber da história. Lembro-me dele no meu quarto como se fosse hoje. Como o tempo passa né amigo. Engraçado como a vida vai passando, e vamos percebendo quantas coisas deixamos para trás.
    Sonhos, desejos, metas, objetivos, planos, promessas...
    Quantas vezes fazemos inúmeras confissões, declarações ou juramentos de amor e de amizades?
    Quantas vezes dividimos segredos, sonhos, planejamentos, brincadeiras, etc...?
    Enfim, se você parar para analisar, nossa vida é marcada por idas e voltas, por momentos, palavras e atitudes que muitas vezes não se cumprem, não se realizam, ou são simplesmente prorrogados ou esquecidos.
    É bom às vezes lembrarmos das nossas conversas do tempo de escola, onde fazíamos cadernos de confidências, diários, agendas, e fazíamos inúmeras promessas de amizade eterna, de amores, de projetos, e, quando entramos no ginásio, vamos amadurecendo, e fazemos novos amigos, novos romances.

    E com o passar do tempo, que amadurecemos, ficamos mais criteriosos quanto às amizades e os namoros, pois, as adversidades da vida, contribuem para que isso aconteça mais rapidamente. Erramos, aprendemos, sofremos, amamos, odiamos, arrependemos, recomeçamos.
    O trabalho, os estudos, a família, onde passamos, onde vamos, fazemos promessas para nós mesmos, de sempre inovar, de fazermos as coisas diferentes, de não cometermos o mesmo erro, de não se arrepender por nada, de cumprir nossos sonhos e desejos...enfim, promessas, projetos, metas, alvos.

    Às vezes achamos que temos várias vidas, e planejamos coisas para viver em cada um delas, e esquecemos que só temos uma vida, e é nessa vida que precisamos realizar nossos sonhos.
    Eu costumo parar quando estou muito agitada, e pensar em tudo isso. E me faço a seguinte pergunta: "Um dia eu prometi o que para mim e para minha vida?" E o mais intrigante, é que eu não consigo encontrar a resposta, por que eu já fiz várias promessas na minha vida, e muitas delas se perderam.
    Nós mudamos, nós amadurecemos, nós buscamos crescimento pessoal e profissional, nós fazemos planos para o futuro, a sós, ou a dois. E por isso, as promessas se desfazem, ou se reciclam.O importante é nunca desistir de tentar realizar seus sonhos, e cumprir suas promessas. Mesmo que, ao nossos olhos não existam mais esperanças, é preciso existir coragem e determinação. E mesmo que o tempo passe, que a sua vida mude, que você seja diferente, que você conheça novas pessoas, novos amigos, novos romances, novos projetos, sozinho ou acompanhado, é preciso seguir em frente.

    Abração Mineiro pra você;

    Andreia Fargnoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, senti falta de você por aqui, mas entendo que você tenha se afastado por um tempo, não se preocupe com isso, mesmo porque foi por uma boa causa. Fico muito feliz que seu blog esteja fazendo tanto sucesso, isso é resultado do seu trabalho e nós sabemos o quanto ficamos felizes quando vemos nosso trabalho sendo reconhecido. Não tenha dúvidas de que isso é só o começo e que você vai muito longe, quando isso acontecer, continue voltando sempre pra nos visitar, pois sua presença é muito importante aqui nesse blog. Obrigado pelo texto, concordo com tudo o que você escreveu e, como você disse, os sonhos mudam sempre e o importante é nunca desistir de sonhar, sejam sonhos antigos ou novos, a força para realizá-los está dentro de nós, basta buscarmos por ela. Beijos. Apareça sempre.

      Excluir
  14. Minha vo tem um desse quadro quando eu olha pra ele mim dava muito medo nao sabia dessa lenda eu era pequena.tinha noite eu escutava choro de crianca acontecia varias coisas na casa dela de ruim com 17anos sair da casa dela acredita quando eu vou lar sinto uma enegiar muito ruim.

    ResponderExcluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...