sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SEXTA-FEIRA 13: QUE MEDOOOOO!





                 Hoje é sexta-feira 13, eu poderia dizer que é um daqueles dias em que eu acordo com dor de cabeça, bato a canela em algum móvel, não recebo aquele telefonema importante que eu esperava... Me olho no espelho e vejo que perdi mais cabelo, tomo o meu café e queimo a língua, saio de casa e, ao evitar passar debaixo de uma escada, tropeço em alguma pedra, mudo a direção para não me encontrar com uma pessoa chata, mas acabo dando de cara com ela na esquina, e para terminar o dia bem tenho uma enorme dor de dente... Mas, como todas os dias me acontece esse tipo de coisa, prefiro imaginar a sexta-feira 13 como um dia qualquer e dizer resignado: podia ser pior!
               Mas se é um dia comum , porque a sexta-feira 13 parece ser tão perigosa? De onde surgiram tantas lendas e mitos relacionados a esse dia? Numericamente, o 13 é considerado um número de azar, é irregular, diferente do 12 que simboliza um número redondo e associado a vários eventos importantes, como os 12 discípulos, 12 tribos de Israel, os meses do ano, os signos do zodíaco... Além disso o "preconceito" em relação a este misterioso dia pode ter surgido com o fato de Jesus ter sido crucifixado numa sexta-feira de páscoa, hipoteticamente num dia 13, tendo em vista que a páscoa judaica é celebrada no dia 14 , depois de 13 pessoas terem se sentado à mesa da Santa Ceia- Jesus e os 12 discípulos, sendo um deles Judas que também suicidou-se no mesmo dia da morte de Cristo. Foi também numa sexta-feira 13 que o rei da França, Felipe IV, organizou uma caça aos Cavaleiros Templários, prendendo e queimando todos eles, depois de declarar a ordem como sendo ilegal no país. Existem ainda duas lendas nórdicas que estimulam as crendices populares que relacionam o dia ao azar: a primeira delas se refere a um jantar oferecido a 12 deuses, onde um 13º (Loki, o deus da discórdia) apareceu sem ser convidado, espalhando intriga entre os convidados e causando a morte do deus Balder, daí a superstição de jamais reunir 13 pessoas em um jantar. A segunda lenda, narra a história da deusa Friga, deusa do amor e da beleza, que teria sido transformada em bruxa por tribos cristãs, como vingança ela se reunia às sextas-feira com mais 11 bruxas e o diabo em pessoa, ou seja, se juntavam em 13 para aterrorizar os humanos.
                Lendas e crendices à parte, a sexta-feira 13 pode ser um dia terrível ou extremamente normal como todos os outros, pois o azar ou a sorte não escolhem dia para aparecerem. Para os supersticiosos de plantão, o melhor é nem sair de casa, pois as coisas acontecem, naturalmente e, se algo tem que acontecer o melhor é tentar adiar até amanhã, assim pelo menos a culpa não cairá no dia específico. Para prevenir, nos próximos dias, evite passar debaixo de escadas (elas podem cair em cima de você), cubra os espelhos e ao ver um gato preto vindo em sua direção corra o mais rápido que puder na direção contrária. Se nada disso puder evitar um pouco de azar, faça como eu, pense que poderia ser pior, já pensou, por exemplo, se o Jason do filme sexta-feira 13 resolvesse te fazer uma visitinha? Aí meu amigo, não haveria trevo de quatro folhas, alho, ferradura ou água benta que lhe salvasse do azar, a única coisa que você poderia fazer era olhar bem na cara do monstrinho, respirar fundo e dizer: Puta que pariu! Agora fudeu! (Desculpem o palavrão, eu não pude resistir).





2 comentários:

  1. Olá Franco, agradeço sua adesão lá no blog da B1B, kurti seu espaço por aki, intepz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, foi um prazer aderir, o blog de vocês é muito bom. Vou visitar sempre, pode ter certeza. Valeu e obrigado por visitarem também. Abraços.

      Excluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...