segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

AS COISAS QUE ME FAZEM FALTA



Quando deixamos nosso país para imigrar em uma outra nação todas as pequenas coisas, que antes considerávamos banais e corriqueiras tomam grandes proporções. Sentimos falta não apenas de fatos ocorridos, de cheiros, de sabores, de pessoas, além de tudo isso sentimos falta das circunstâncias e do contexto em que tudo isso se aplicava em nossa vida. Por exemplo, eu posso tomar uma caipirinha em qualquer bar ou discoteca de Portugal, ou mesmo em casa, mas nenhuma será como aquela que minha vizinha Sônia fazia nas tardes de domingo, quando eu e a maioria dos meus amigos, sentávamos em frente à sua casa para conversarmos, rirmos e, claro, saborearmos aquela maravilhosa e única caipirinha. 
           É como se, de repente, interrompêssemos nossa vida e fôssemos brincar de viver uma outra vida que não nos pertence, e aí, mais cedo ou mais tarde, começamos a sentir falta de muitas coisas que antes não sabíamos que tinham tanto valor. Se me perguntarem se um emigrante se arrepende de deixar o país eu vou, simplesmente, dizer que não sei, pois isso depende do país pra onde ele vai, das pessoas que ele encontra pelo caminho e de várias outras circunstâncias. Pra mim, particularmente, é como se eu tivesse interrompido minha vida no momento que saí, a tivesse colocado numa caixa e guardado bem, pra que ela estivesse intacta quando eu retornasse, desde então, eu nunca consegui substituí-la.

           Eu não costumo me arrepender das coisas que faço, mesmo que depois eu sofra muito, sei que fiz o melhor e mesmo que algumas vezes tenha a sensação de ter perdido meses e anos numa busca que não tem me recompensado eu não poderia e nem deveria ter feito diferente, mas o fato é que às vezes me vejo sentindo falta de coisas que podem parecer muito simples quando as podemos ter, mas daríamos um braço para tê-las novamente quando elas nos faltam. Eis algumas coisas que me fazem falta e eu acredito fazer falta também para todas as pessoas que estão fora do Brasil:


FAMÍLIA: É verdade que família por perto é um pé no saco, muitas brigas e chateação, mas quem não sente falta de uma boa briga de família?



AMIGOS: Alguma coisa nesse mundo faz mais falta do que os amigos?



CERVEJA SKOL: Tá bem, cerveja existe em qualquer lugar, mas se já inventaram uma melhor do que a Skol ainda não me apresentaram.




ÁGUA DE COCO: Falando sério, se for sair do Brasil, leve um cacho de coco seja onde e como for, ou você terá duas opções: pagar uma fortuna por uma água de coco (quando encontrar) ou, simplesmente, enlouquecer... endoidar... comer sabão em pó pra cuspir bolinha... morrer... de vontade de tomar água de coco.





 FEIJOADA: Já comi muita feijoada por aqui, mas nunca acho que o sabor é igual



Jabuticaba: Pelo amor de Deus, alguém pode me dizer como é que existe uma coisa tão perfeita como a jabuticaba?


CARNAVAL DE RUA: Que atire a primeira pedra quem nunca ficou maluco atrás de um trio elétrico.




PÃO DE QUEIJO COM CAFÉ QUENTINHO: Tá, eu posso fazer? Posso. Mas seria a mesma coisa? Não!



COMIDA DE CASAMENTO: Com feijão tropeiro (ou Tutu à mineira), macarronada, maionese, frango assado, carne de porco, e por aí vai. Delícia!



BANHO DE CHUVA: Eu também posso fazer isso aqui, mas com esse frio, iriam me internar no hospício, com certeza.




PASTEL E CALDO DE CANA: Preciso dizer alguma coisa?



E, finalmente, a CAIPIRINHA QUE SÓ A SÔNIA SABE FAZER. Espetáculo!




7 comentários:

  1. OPAZ, legal o texto. Eu sentiria falta disso tudo e também da PAÇOCA DE AMENDOIN e da CACHAÇA.

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, me esqueci da PAÇOCA DE AMENDOIM, também faz falta, hehehe. Mas a cachaça, aqui temos a 51 (uma boa idéia, rsssss), mas mesmo assim aí no Brasil existem muitas outras boas.

      Excluir
  2. REALMENTE O QUE VC POSTOU SÃO COISAS QUE SE HOJE EU SAÍSSE DO BRASIL MESMO VOLTANDO A PORTUGAL ONDE MATARIA SAUDADES DE COISAS QUE DEIXEI AÍ... SÃO COISAS QUE SENTIRIA SAUDADES DO BRASIL... HEHEHE

    ------------------------------

    Abraços.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que sim, e imagino também que você deve sentir falta de coisas de Portugal também, apesar do tempo que você já está aí. Acho, por exemplo, que você deve sentir falta do Pastel de nata, rsssssss.

      Excluir
  3. É VERDADE O HABBIB'S ATÉ TEM UM PASTEL DE BELÉM MAS É GENERICO O GOSTO NÃO É IGUAL AOS DAÍ....

    Abraços.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Faco das suas as minhas palavras, mas nao deixo q isso influencie na minha jornada, ate mesmo pq td q nos deixamos, ja e mais o mesmo, ja nao tem o mesmo sabor, a mesma alegria...infelizmente para mim e algo q vivi, fui muito feliz, mas agora a caminhada e outra... obrigada Eider por me fazer relembrar coisas q realmente nem me lembrava mais o quao bom e agradavel isso fora...bjaooo...e parabens a cada post vc se supera mais...seus textos sao bem redigidos e concisos, de facil leitura e uma dinamica muito agradavel e envolvente.Grasiela Magalhaes sua fan...

    ResponderExcluir
  5. Eu é que agradeço Grasi,fico muito feliz quando vocês visitam o Blog e mais ainda quando deixam comentários, de certa forma é uma maneira de mantermos os laços que sempre nos uniram e matar um pouco as saudades. Fique sabendo que eu também sou teu fã, nós conhecemos a história um do outro e por isso admiro muito a sua determinação e coragem para chegar onde você está. Parabéns e continue assim. Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...