domingo, 25 de março de 2012

Vamos falar de preconceito racial...

Hoje, vendo uma reportagem no Globo Esporte, tive que voltar novamente meu pensamento para a questão do racismo e do preconceito. Fico profundamente triste cada vez que vejo o quão irracional somos nós, seres humanos, ao confundirmos caráter com cor de pele. O que define um homem são suas atitudes, sua postura diante da vida e de seus semelhantes. O caráter de um homem deve ser analisado, cor de pele não... A dignidade de um homem deve ser observada, cor de pele não... Um homem é aquilo que faz para melhorar o mundo e para evoluir como ser humano. Eu não queria ter que pensar em racismo e preconceito, queria não precisar sentir tanta pena dos meus semelhantes. Não, não me refiro às vítimas do racismo e do preconceito, estes não necessitam de pena, estes só têm de mim o respeito e admiração por conseguirem, de forma geral, sobreviverem à discriminação e continuarem acertando e errando, durante  a caminhada, como todo ser humano normal. A minha pena se direciona aos racistas e preconceituosos, pois estes sim, possuem algum tipo de deficiência moral, de caráter e de inteligência que merecem a piedade de todos nós. Tenho pena porque estes devem sofrer de alguma doença terrível que os priva de sabedoria, de humildade, de coerência e de todos os bons sentimentos imagináveis. Tenho pena porque talvez essas pessoas nos provem que, realmente, é possível que existam alguns que são infinitamene inferiores aos outros. Portanto, se o racismo e o preconceito fazem parte do seu pacote de sentimentos, eu sinto muito, mas você é um ser inferior, provavelmente menos inteligente, menos racional e menos amado do que a maioria dos seres humanos.

Reportagem da Globo sobre racismo no esporte

Teste sobre racismo feito com crianças nos EUA

Um comentário:

  1. Deficiência moral define bem o que algumas pessoas "sofrem". Já tinha visto esse vídeo, é simplesmente estarrecedor. Dá até um nó na garganta. Não é um absurdo que ainda tenhamos que conviver com essa estreiteza de valores? Abominável.

    ResponderExcluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...