quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

UM DIA TODOS NÓS ENVELHECEMOS...

Muitos de nós tememos a velhice tanto quanto a morte, afinal, a velhice é a fase de nossa vida em que nos tornamos mais dependentes, solitários e muitas vezes rejeitados, até mesmo pela família. Envelhecer, às vezes, nos parece cruel, injusto e, por que não dizer, doloroso. Entretanto, faz parte do ciclo natural da vida, até podemos disfarçar os sinais, tentarmos nos manter com uma mente jovem, cuidar do corpo e da saúde, mas envelheceremos, quer queiramos ou não. O importante, porém, é aproveitarmos a fase da "sabedoria" da melhor forma, assim como todas as outras fases da vida. Aos que ainda são jovens, seria importante que percebessem a beleza de envelhecer, de cumprir o destino aqui na terra, de criar os filhos, educar, de percorrer o caminho até a velhice com alegria, sendo feliz e fazendo os outros felizes. Seria importante, acima de qualquer coisa, que os jovens aprendessem a amar, respeitar e valorizar os mais velhos, pois um dia, todos nós envelhecemos e, só aí, vamos entender como dói ser desprezados e abandonados por aqueles, que um dia, foram amados e cuidados por nós. Ame e cuide dos idosos que fizeram parte de sua vida e de todos os outros que puder, afinal, ainda não inventaram o antídoto contra a velhice e aqueles que hoje são chamados de "velhos" já foram jovens um dia, já viveram e amaram, sofreram e choraram, já erraram e aprenderam, assim como todos nós, agora só precisam de cuidado, só precisam do amor daqueles a quem dedicaram toda a sua longa vida. Um dia, você também vai envelhecer e talvez, também precise mendigar o carinho alheio, fica a dica.
            O texto que se segue eu recebi por e-mail e resolvi adaptar e postar no blog. É uma forma positiva e otimista de ver as consequências dos anos em nossas vidas, afinal, podemos extrair algo de bom em todos os momentos que vivemos e, na velhice, naturalmente,  não poderia ser diferente:






AS VANTAGENS ADQUIRIDAS QUANDO SE CHEGA A UMA CERTA IDADE:

1. OS SEQUESTRADORES NÃO SE INTERESSAM MAIS POR VOCÊ;
2. DE UM GRUPO DE REFÉNS, PROVAVELMENTE, VOCÊ SERÁ O PRIMEIRO A SER LIBERTADO;
3. AS PESSOAS LHE TELEFONAM ÀS NOVE DA MANHÃ E PERGUNTAM: "TE ACORDEI?"
4. NINGUÉM MAIS O CONSIDERA HIPOCONDRÍACO. 





5. AS COISAS QUE VOCÊ COMPRAR AGORA NÃO CHEGARÃO A FICAR VELHAS;
6.
VOCÊ PODE, NUMA BOA, JANTAR ÀS SEIS DA TARDE;
7.
VOCÊ PODE VIVER SEM SEXO, MAS NÃO SEM OS ÓCULOS; 



8. VOCÊ CURTE MUITO OUVIR HISTÓRIAS DAS CIRURGIAS DOS OUTROS;
9.
VOCÊ DISCUTE, APAIXONADAMENTE, SOBRE PLANOS DE APOSENTADORIA;
10.
VOCÊ DÁ UMA FESTA E OS VIZINHOS NEM PERCEBEM;
11.
VOCÊ DEIXA DE PENSAR NOS LIMITES DE VELOCIDADE COMO UM DESAFIO;
12.
VOCÊ PARA DE TENTAR MANTER A BARRIGA ENCOLHIDA, NÃO IMPORTA QUEM ENTRE NA SALA; 



13. VOCÊ CANTAROLA JUNTO COM A MÚSICA DO ELEVADOR;
14.
A SUA VISÃO NÃO VAI PIORAR MAIS;
15.
O SEU INVESTIMENTO EM PLANOS DE SAÚDE FINALMENTE COMEÇA A VALER A PENA;
16.
AS SUAS ARTICULAÇÕES COMEÇAM A SER MAIS CONFIÁVEIS DO QUE SERVIÇO DE METEOROLOGIA; 


 
17. SEUS SEGREDOS PASSAM A FICAR BEM GUARDADOS COM SEUS AMIGOS, PORQUE ELES OS ESQUECEM;
18.
"UMA NOITE E TANTO" SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO TEVE QUE SE LEVANTAR PRA FAZER XIXI;
19.
SUA MULHER DIZ: "VAMOS SUBIR E FAZER AMOR" E VOCÊ RESPONDE: "OU UMA COISA OU OUTRA, NÃO VOU CONSEGUIR FAZER AS DUAS;
20.
AS RUGAS SOMEM DO SEU ROSTO QUANDO VOCÊ ESTÁ SEM SUTIÃ;


 
21. VOCÊ NÃO QUER NEM SABER ONDE SUA MULHER VAI, CONTANTO QUE NÃO TENHA QUE IR JUNTO;
22.
VOCÊ É AVISADO PRA IR DEVAGAR PELO MÉDICO E NÃO PELO POLICIAL;
23.
"FUNCIONOU" SIGNIFICA QUE HOJE VOCÊ NÃO PRECISA INGERIR FIBRAS;
24.
"QUE SORTE" SIGNIFICA QUE VOCÊ ENCONTROU SEU CARRO NO ESTACIONAMENTO;
25.
VOCÊ NÃO CONSEGUE SE LEMBRAR ONDE FOI QUE LEU ESTE TEXTO. 



PROPOSITADAMENTE, ESTE POST ESTÁ EM LETRAS GRANDES.





3 comentários:

  1. Leitura divertida, mas me fez lembrar de um filósofo que dizia...

    "o mesmo homem não beberá da mesma água no mesmo rio "

    dito assim pq envelhecemos a cada instante, assim como o rio e suas águas passam e se modificam a cada instante... o rio da vida!

    JOPZ

    p.s. Acho que foi HERACLITO.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a vida é sempre a andar,e a velocidade com que ela passa é assustadora, rssssss.

    ResponderExcluir
  3. Cícero, filosofo (106-43 aC) disse: Todos desejam chegar a velhice. E quando chegam a ela, acusam-na. Ele, sem dúvida, foi de uma precisão absoluta. E até hoje vemos idosos falando que a vida é um fardo, que a idade avançada só traz dores e aborrecimentos etc. Mas, na verdade, como dizia nosso Marques de Maricá: - A velhice é um prêmio para uns e castigos para outros. Já, o Mário Quintana, nosso escritor poeta, escreveu: - A velhice é quando um dia as moças começam a nos tratar com respeito e os rapazes sem respeito algum. Quintana também disse: - Houve tempo em que eu considerava um homem de cinqüenta anos velho. Foi preciso chegar a essa idade para verificar o quanto realmente somos jovens nessa idade. E o pintor Pablo Picasso, no auge dos seus 90 anos, conferiu: - Leva-se muito tempo para ser jovem.

    Ainda temos muito a aprender sobre os nossos idosos. Somos um país atrasado em termos culturais e esquecemos que um dia vamos envelhecer fisicamente. Deveríamos cuidar melhor deles e, inclusive, levar nossos filhos para conhecerem um asilo.

    Estou dizendo isso porque a Escola Estadual Professora Ana Cecília Martins teve a feliz iniciativa de levar uma caravana de alunos ao Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia, em Sorocaba. Resultado, um aluno de 14 anos, Marciel Alves Guimarães, da 8ª série D, escreveu este Poema do Idoso: Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me.

    Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure me entender./ Se minha visão é imperfeita e meu entendimento escasso, ajude-me com paciência./ Se minha mão treme e derrubo comida na mesa ou no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o que pude./ Se você me encontra na rua, não faça de conta que não me viu./ Pare para conversar comigo.

    Sinto-me só./ Se você, na sua sensibilidade, me ver triste e só, simplesmente partilhe comigo um sorriso e seja solidário./ Se lhe contei pela terceira vez a mesma história num só dia, não me repreenda; simplesmente ouça-me./ Se me comporto como criança, cerque-me de carinho,/ Se estou com medo da morte e tento negá-la, por favor, ajude-me na preparação para o adeus.

    Quando um jovem demonstra tanta empatia aos velhos, após conhecer a realidade daqueles amparados num lar, fico ainda mais esperançoso sobre o futuro da humanidade. Mas, você: como está cuidando dos idosos da sua família?

    Dos seus pais, avós, tios, sogros e sogras? Respeita-os? Corresponde ao que eles esperam de você? Lembre-se: eles foram responsáveis pela sua sobrevivência e se você não der exemplos de amor, os seus descendentes não serão generosos também no seu envelhecimento

    ResponderExcluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...