terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OS SETE PECADOS CAPITAIS

"...Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra."



O pecado é tão antigo quanto a existência humana. Segundo a bíblia, Adão e Eva, os primeiros habitantes da terra, pecaram e condenaram todos nós a pagarmos por isso durante toda a nossa existência. Todos nós pecamos, faz parte da natureza humana e ninguém é capaz de acertar o tempo todo. O conceito de "pecado", entretanto, é muito subjetivo e, depende, sobretudo da nossa própria consciência, devemos consultá-la a respeito dos nossos atos e propósitos e assim, julgarmo-nos a nós mesmos. 
       No final do século VI, a igreja católica definiu sete pecados específicos como sendo aqueles contrários aos mandamentos de Deus e, portanto, condenáveis. Com as mudanças que ocorrem diariamente na sociedade e, devido à forma que o ser humano se adapta a elas, o vaticano estabeleceu, em 2008, um conjunto de novos pecados que se inserem a uma sociedade nova, globalizada, com novos recursos e, consequentemente, mais propensa ao pecado. Mas vamos nos ater aos sete pecados originais, que já são muitos e que nos obrigam a pecar todos os dias, várias vezes. Mesmo porque alguns desses pecados são irresistíveis não há como viver sem cometê-los e todos nós caímos, com maior ou menor frequência, nas garras de um ou mais dos sete pecados capitais. 

 
         Certamente você já cometeu um, ou muitos, pecados hoje, estou certo? Então me diga: dentre os sete pecados capitais, qual é o seu pecado favorito?


LUXÚRIA
 Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade*


GULA:
 Desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.*


AVAREZA

É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.*


IRA
 A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança.*

 INVEJA

A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.*

 
SOBERBA OU VAIDADE
 A soberba é associada à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.*



PREGUIÇA
 Caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. *




FONTE: WIKIPÉDIA - A enciclopédia livre

4 comentários:

  1. Cometemos pecados todos os dias.
    O pecado se infiltrou em todas as categorias sociais da humanidade. Nas famílias e nos matrimônios, na sociedade e entre os povos reina – de maneira crescente – a infidelidade, a mentira, o ódio, a guerra e a morte. A solidariedade e o altruísmo vão dando lugar ao individualismo e ao egoísmo. Por toda parte existem discórdias, conflitos e guerras.
    Muitas pessoas tentam compensar seus erros fazendo boas obras, mas isso não as ajuda em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, as pessoas abusam um pouco do livre arbítrio e saem fazendo o que dá na cabeça. Todos nós pecamos, mas só nós devemos pagar por isso, quando começamos a prejudicar outras pessoas a coisa já fica sem graça. Alguns pecadinhos desses aí não dá pra evitar, mas afinal, ninguém é perfeito, né? Obrigado por comentar, Andréia. Abraços.

      Excluir
  2. Sou pecador e confesso... tem uns 3 dessa lista que pratico com frequencia.

    ;-(

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra ser sincero também tem uns três dessa lista que eu pratico com muito prazer viu? Aliás, só não pratico quando eu não posso. Ohhh pecado, meu Deus!

      Excluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...