sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LIVROS QUE VOCÊ DEVE LER ANTES DE MORRER



Durante a minha adolescência eu tinha o hábito de ler muito, eu diria que isso me fazia parecer um pouco estranho, mas nessa época eu lia qualquer coisa que eu visse pela frente, até mesmo bula de remédio, conforme nos aconselhou uma professora de português certa vez: " ler deve ser um hábito constante, leiam tudo o que puderem, até uma bula de remédio pode proporcionar uma leitura interessante." Disse ela. Bem, o fato, é que eu cresci sendo um bom leitor e acho que isso contribuiu muito para o meu desenvolvimento intelectual e até mesmo para a formação do meu caráter. Infelizmente, hoje eu leio muito menos, embora tenha lido uns 20 livros no último ano (não sei se isso é pouco ou muito), a internet, os problemas e a correria do dia-a-dia não me deixam muito tempo de sobra para me dedicar à leitura e eu acabei por ficar um pouco preguiçoso quando o assunto é passar várias horas com a cara atrás de um livro. De qualquer forma ainda acho essencial que as pessoas se dediquem um pouco a esse prazer de conhecer novos mundos através da leitura, por isso fiz uma pequena lista de 20 livros que eu já li e acho que todas as pessoas deveriam fazer o mesmo. A maioria dos livros é muito antiga, hoje em dia ninguém mais escreve dessa forma, mas alguns ainda são bem recentes, só não indico nenhum lançamento porque, como disse, já faz algum tempo que eu não leio.

 
      Antigos ou novos, o importante é que todo livro proporciona algum prazer e, nessa época, eu realmente gostava muito de escritores mais tradicionais, por isso, relevem se a maioria dos livros é uma espécie de raridade, pois, conforme eu disse no início, grande parte deles eu li na minha adolescência e, vale lembrar, que a minha adolescência aconteceu no século passado. 
       Confira a lista e não deixe de ler todos esse livros antes de você morrer ou do mundo acabar (tá quase).


Autor:Eça de Queirós:
O Crime do Padre Amaro
O Primo Basílio
A Cidade e as Serras


Autor: Machado de Assis
A mão e a luva
Dom Casmurro



Autor:José de Alencar:
Iracema


Autor:Graciliano Ramos:
Vidas Secas


Autor:Antoine Saint-Exupéry:
O Pequeno Príncipe


Autor-Isabel Allende:
A Ilha debaixo do Mar
A Casa dos Espíritos


Autor - Gabriel García Marques:
Cem Anos de Solidão.


Autor - Sidney Sheldon:
O Reverso da Medalha
A Outra Face
O Outro Lado da Meia-Noite


Autor - Paulo coelho:
O Alquimista


Autor - Dan Brown:
O Código da Vinci
O Símbolo Perdido
Anjos e Demônios


Autor - Stieg Larsson:
 Os Homens Que Nao Amavam as Mulheres


Autor - Emily Bronte:
O morro dos Ventos Uivantes


8 comentários:

  1. Diria que o melhor e maior de todos os tempos é a Bíblia, ela composta de autores plenamenteinspirados pelo maior de todos os autores, ela também é o maior dicionário para uma vida plena e perfeita, basta seguir plenamente seus textos.
    O meu texto preferido é o escritor Paulo que está em 1º corinteos.
    Excelente postagem, bj
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Nicinha, mas a bíblia não é um livro, né? A bíblia é "O Livro", colocá-la entre outros livros é até desnecessário. Não há e nunca existirá outro livro como a bíblia, e eu digo isso não só sob o aspecto religioso e nem me refiro apenas aos ensinamentos que a bíblia nos dá, mas até mesmo sob o aspecto cultural e histórico de como ela foi escrita, e de como foi e é um sucesso de vendas, de como é perfeita sob todos os aspectos e até das polêmicas que causa. Enfim, para a bíblia não existem comentários suficientes. Obrigado por me lembrar e por dar sua opinião. Gosto muito de te ver por aqui. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Dos indicados eu já li 10 deles, sem contar a quantidade de livros que já li nesses meus 37 anos.
    Te indico também: O Caçador de pipas

    Sobre a obra

    O Caçador de Pipas é o primeiro romance escrito pelo afegão Khaled Hosseini.

    Publicado pela primeira vez em 2003, é o primeiro romance em inglês escrito por um afegão. A obra conta a história de Amir, um garoto rico de Wazir Akbar Khan, distrito de Cabul, no Afeganistão, que é atormentado pela culpa de ter traído seu amigo de infância Hassan, filho do empregado do seu pai Ali.

    A história tem como cenário uma série de acontecimentos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão decorrente da invasão soviética, a massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Taleban.

    Esse livro virou filme, mas acho que é somente um resumo do livro.

    Você já pensou o que seria daquele que escreve se não existisse aquele que o lê?

    Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico.
    Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
    Ler é dialogar. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com a obra, compreendendo intenções do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.
    Ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou não aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos sobre opções dos personagens ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
    Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos.
    Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a leitura é uma forma de expandir nossa mente e ampliar nossos horizontes. Eu agradeço muito a Deus por ter me dado o hábito da leitura e mais ainda, por ter colocado em mim mais do que um simples hábito, mas esse prazer em ler, porque ler um livro, só por ler, é como ouvir alguém dizer algo que não estamos ouvindo na verdade, porque nosso pensamento está em outro lugar. Parece bem interessante o livro que você indicou, vou tentar lê-lo assim que for possível. Tenho aqui em Portugal uma amiga bahiana que já me emprestou mais livros do que eu consegui ler, toda vez que vou à casa dela volto com cinco, seis livros, se não fosse ela eu acho até que teria passado os quatro anos que estou aqui sem ler nada, rsssss.

      Excluir
  4. Esses gelinhos que você colocou nas imagens do Blog, me deram água na boca, me incentivam a tomar uma Vodka, Limão e Gelo, tenha um ótimo final de semana..

    Andreia Fargnoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vi essa imagem na internet e achei a cara do blog, já tinha tempo que eu procurava algo parecido e não encontrava. Eu te entendo, confesso que também fico com uma grande sede de Vodka quando vejo esse gelinho assim, me chamando, rsssssssss.

      Excluir
  5. Legal a lista, já li 9 das suas indicações e aproveito para fazer 3 indicações...

    O LOBO DA ESTEPE, Hermann Hesse, para descobrir o "teatro mágico"
    SIDARTA, Hermann Hesse, para aprender a rezar, orar e jejuar
    NEUROMANCER, William Gibson, para conhecer um pouco mais desse escritor que praticamente inventou a internet (conceitualmente), criou o termo ciberespaço entre outras inovações...

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas indicações JOPZ, pra ser sincero não conheço a obra dos autores que você indicou e acho fantástico quando alguém me indica bons escritores que eu ainda não conheço. Assim que eu puder vou ler e lhe dou a minha opinião depois. Abraço.

      Excluir

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...