terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PORTUGAL NO LIXO















            Depois das agências Moody's e Fitch cortarem o rating de Portugal, essa semana foi a vez da Standard & Poor's, que cortou o rating do país em dois níveis, de BBB para BB, ou seja, Portugal foi oficialmente considerado lixo. Os mais otimistas, que não querem encarar a realidade, acusam as agências americanas de não aceitarem a superioridade do Euro em relação ao dólar e por isso penalizar os países pertencentes à zona Euro. Não é segredo para ninguém que os Estados Unidos provocam guerras para dominarem países, fazem invasões para roubar poços de petróleo e até atacam seu próprio patrimônio para justificar caças às bruxas de barba, como Bin Laden, entretanto, o pior cego é aquele que não quer ver. Portugal atingiu um patamar jamais visto em relação a desemprego, dívidas e falências. A economia desmorona a olhos vistos e a pobreza aumenta significativamente. O governo prefere investir milhões para manter o povo desempregado, recebendo dinheiro do governo enquanto se coçam nos cafés do que investir em desenvolvimento social e econômico. Prefere incentivar abertamente a emigração a gerar postos de trabalho. Os impostos são um assalto  à mão armada e todos pagam mais do que conseguem ganhar, adquirindo dívidas e se afundando até o pescoço.
           Muitos portugueses, de fato, estão deixando o país para conseguirem uma vida melhor, exactamente o mesmo caminho que muitos brasileiros fizeram a alguns anos. O Brasil, por sua vez, adota a política de dar a outra face e incentiva os estrangeiros a trabalharem no país, diferentemente do que sempre aconteceu com os brasileiros que tentavam a sorte no exterior e eram obrigados a declarar toda a sua vida para conseguirem entrar de forma legal e, mesmo assim, muitas vezes eram barrados nos aeroportos por serem considerados "bandidos" ou "putas" ou, simplesmente, porque o propósito de entrarem em outro país era o de trabalhar. O governo brasileiro resolveu incentivar a entrada no país de pessoas de outras nacionalidades e, mais que isso, resolveu lhes oferecer bons postos de trabalho. É como se a história andasse para trás, houve um tempo em que os brasileiros tinham que ir viver em Portugal porque não conseguiam trabalho no país onde nasceram, agora os portugueses têm que sair do país para conseguirem trabalho e assim muitos resolvem ir para o Brasil, como no tempo das colônias, a única diferença é que agora os portugueses e pessoas de outras nacionalidades entram num país bem diferente daquele que existiu no passado. A receptividade e o acolhimento é o mesmo, mas agora existe um país que tem condições bem melhores para receber os imigrantes e lhes proporcionar as condições de trabalho que os brasileiros, dificilmente, alguma vez encontraram no exterior.


            Com a descida de Portugal para lixo, a economia deteriorando visivelmente, muitos brasileiros que vivem no país também retornarão ao Brasil, o que, na opinião de muitos portugueses pode ser um ponto positivo, já que a imigração descontrolada sempre foi um problema social muito grande em Portugal. Muitos brasileiros já desejam retornar, mas a situação nem sempre permite, pois, sem trabalho não há dinheiro. As perguntas que ficam no ar são as seguintes: A economia portuguesa está mesmo caminhando para o precipício? Portugal vai conseguir se reerguer nos próximos anos? E o Brasil está mesmo preparado para receber uma demanda muito grande de trabalhadores estrangeiros ou vai acontecer o mesmo que aconteceu em países como Portugal onde os postos de trabalho não são suficientes para preencherem as necessidades dos nativos e muito menos dos estrangeiros? A única certeza que temos é que os países devem se ajudar, sem hipocrisia, preconceitos ou discriminações. Se tratando de Brasil e Portugal, especialmente, deve haver uma cooperação por parte dos governos, como sempre houve, na tentativa de que o primeiro continue a se desenvolver e o segundo consiga se reerguer, e que os povos convivam bem, pouco importa se estejam no país de origem ou no país irmão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são um incentivo para que o blog continue a existir. Perca dois minutos do seu tempo para deixar um recado, crítica ou sugestão. O Limão, Vodka e Gelo agradece sua visita e sua participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...